Alta Definição - Paulo Bento

Paulo Jorge Gomes Bento (Lisboa, 20 de Junho de 1969) é um ex-futebolista e actualmente treinador da Selecção de Portugal.

Enquanto jogador ocupava a posição de médio defensivo. Começou nas escolas do Palmense, seguindo a carreira profissional no SL Benfica. Seguiram-se Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Sport Lisboa e Benfica, Real Oviedo e por fim Sporting, onde encerrou a carreira futebolística.



Foi 35 vezes internacional por Portugal, estreou-se com a camisola da Selecção Nacional a 15 de Janeiro de 1992, no empate 0-0 contra a Espanha, e finalizou a sua carreira internacional no infeliz 0-1 contra Coreia do Sul, a 14 de Junho de 2002, que ditou o afastamento de Portugal do Campeonato do Mundo de 2002 ainda na fase de grupos da competição.

Acabou a carreira em 2004, aos 34 anos. Depois de anunciar o fim da carreira num comunicado emotivo, tornou-se treinador da equipa Júnior do Sporting Clube de Portugal. Nessa mesma época conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, trabalhando com uma equipa com grande potencial. Depois do despedimento de José Peseiro após o fiasco do mesmo nas competições europeias foi chamado a treinar a equipa sénior do Sporting Clube de Portugal.

Conquistou em 4 épocas 4 segundos lugares consecutivos, sempre atrás do FC Porto, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira.



A 6 de Novembro de 2009 demitiu-se do cargo de treinador do Sporting.[1]

A 21 de Setembro, Paulo Bento, de 41 anos, foi designado como novo Seleccionador Nacional, com o contrato previsto para terminar em 2012. Estreou-se na Selecção com uma vitória por 3-1 (golos de Nani (2) e C.Ronaldo) contra a Dinamarca no Estádio do Dragão num jogo de Apuramento para o Europeu 2012. Nova vitoria frente á selecção da Islândia por 3-1, trouxe nova confiança á selecção nacional portuguesa que termina o ano de 2010 no segundo lugar da fase de apuramento do Europeu de 2012. A 17 de Novembro comandou Portugal a uma vitoria histórica frente a Espanha, campeã do mundo, por uns expressivos e inimagináveis 4-0, no estádio da Luz, em Lisboa.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger